Pedagogia e Empreendedorismo


Beatriz Sousa

Líder

Rui Magalhães

Líder

O Departamento de Pedagogia e Empreendedorismo da AEFEUP é responsável por dar aos estudantes as ferramentas que lhes permitam maximizar o seu potencial, assentando nos seguintes pilares: consolidar os conhecimentos advindos da sua formação académica , fomentar capacidades transversais às diversas áreas e sensibilizar para a importância da cidadania ativa .

Email [email protected]

Formações / Workshops

Organização de formações com entidades externas creditadas, ou mesmo com associações sediadas na FEUP, em temas abrangentes que desenvolvam as competências técnicas dos vários cursos. Como por exemplo: Abacus, Ansys, C++, Excel, Inventor, Java, Python.

De notar que para ir ao encontro das necessidades dos estudantes, será feito um levantamento das mesmas, nos diversos cursos, para a escolha dos temas das formações.

Competição de Veículos Telecomandados

Esta competição visa promover um espírito empreendedor, incentivar a resolução de problemas e despertar a capacidade de engenho dos nossos estudantes.

Desta forma pretende-se que os estudantes, organizados em equipas, contruam um protótipo au

FEUP Engineering Days

O maior evento externo organizado pela AEFEUP consistirá numa feira de emprego e inovação. O seu formato inclui bancas de empresas, palestras, workshops, sessões de pitch pessoal e eventos de aproximação dos alunos às empresas. Este evento terá a duração de 2 a 4 dias e terá lugar no segundo semestre.

Fim-de-semana formativo AEFEUP

Com o objetivo de formar dirigentes associativos mais completos, o Fim-de- semana Formativo AEFEUP vem educar os membros do associativismo. Neste evento, com a duração de 2 a 3 dias, decorrerão sessões tanto informativas como participativas acerca do Associativismo Juvenil como movimento, de temas atuais, procurando cimentar, mais uma vez, a cidadania ativa no seio dos nossos dirigentes. Além disto, criará também oportunidades de convívio e aprendizagem conjunta em atividades de team- building de foro sociopolítico.

Fim-de-semana académico AEFEUP

Com o objetivo de formar estudantes mais completos, o Fim-de-semana académico AEFEUP pretende atuar sobre diversas áreas da política educativa. Assim, durante 2 a 4 dias, os nossos estudantes terão oportunidade de participar em atividades de cariz Social (voluntariado), Desportivo (jogo de futebol, paintball, cross-fit), Pedagógico (palestras, debates, desafios, formações, workshops) e Recreativo (convívio), promovendo sempre a interação entre estudantes de diferentes áreas de estudos, com ambiente descontraído e saudável.

StartMeUp

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os pormenores são fatores de diferenciação: o currículo é o cartão de visita e a entrevista o remate final. Para melhor conciliar estas duas armas, o aperfeiçoamento das soft skills é sem dúvida a tática a adotar.

Neste seguimento, o StartMeUp surge num período antecedente ao Feup Engineering Days, com uma duração de 1 a 2 dias, que se foca em atividades relacionadas com esta temática (palestras, workshops de CVs e simulação de entrevistas de emprego).

Academic Games of Engineering

Após o sucesso das duas primeiras edições, o potencial deste evento é inegável. O AGE é uma competição feita de estudantes para estudantes em que o principal objetivo é apresentar uma proposta que visa solucionar um desafio real proposto por uma empresa numa determinada área de indústria.

O carácter abrangente deste evento promove o aprofundamento dos conhecimentos técnico dos estudantes, dando-lhes o input de situações reais do mercado de trabalho, mantendo o foco na pluralidade e versatilidade que é o mundo empresarial.

Este evento terá a duração de 2 a 3 semanas e centrar-se-á na resolução de 1 desafio apresentado por 1 empresa. Este será realizado com uma frequência semestral, estando a segunda edição dependente do sucesso da primeira.