Pedagogia e Empreendedorismo


Catarina Carvalho

Líder

João Martins

Líder

Este departamento tem como objetivo promover o contacto precoce dos estudantes com o tecido empresarial através de feiras de emprego e projetos de consultoria. Dessa forma os estudantes conseguem desde cedo perceber qual o caminho que devem tomar para ser os mais competitivos possíveis no momento de candidatura ao mundo do trabalho. Os projetos de consultoria passam por ser desafio colocados por empresas que obrigam os estudantes a aprofundar áreas transversais para a resolução dos problemas.

Organizamos também ao longo do ano vários workshops e cursos creditados que constituem uma mais valia no momento de candidatura a oportunidades de estágios e trabalhos.

Email [email protected]

Formações / Workshops

Organização de formações com entidades externas creditadas, ou mesmo com associações sediadas na FEUP, em temas abrangentes que desenvolvam as competências técnicas dos vários cursos. Como por exemplo: Abacus, Ansys, C++, Excel, Inventor, Java, Python.

De notar que para ir ao encontro das necessidades dos estudantes, será feito um levantamento das mesmas, nos diversos cursos, para a escolha dos temas das formações.

Competição de Veículos Telecomandados

Esta competição visa promover um espírito empreendedor, incentivar a resolução de problemas e despertar a capacidade de engenho dos nossos estudantes.

Desta forma pretende-se que os estudantes, organizados em equipas, contruam um protótipo au

FEUP Engineering Days

O maior evento externo organizado pela AEFEUP consistirá numa feira de emprego e inovação. O seu formato inclui bancas de empresas, palestras, workshops, sessões de pitch pessoal e eventos de aproximação dos alunos às empresas. Este evento terá a duração de 2 a 4 dias e terá lugar no segundo semestre.

Fim-de-semana formativo AEFEUP

Com o objetivo de formar dirigentes associativos mais completos, o Fim-de- semana Formativo AEFEUP vem educar os membros do associativismo. Neste evento, com a duração de 2 a 3 dias, decorrerão sessões tanto informativas como participativas acerca do Associativismo Juvenil como movimento, de temas atuais, procurando cimentar, mais uma vez, a cidadania ativa no seio dos nossos dirigentes. Além disto, criará também oportunidades de convívio e aprendizagem conjunta em atividades de team- building de foro sociopolítico.

Fim-de-semana académico AEFEUP

Com o objetivo de formar estudantes mais completos, o Fim-de-semana académico AEFEUP pretende atuar sobre diversas áreas da política educativa. Assim, durante 2 a 4 dias, os nossos estudantes terão oportunidade de participar em atividades de cariz Social (voluntariado), Desportivo (jogo de futebol, paintball, cross-fit), Pedagógico (palestras, debates, desafios, formações, workshops) e Recreativo (convívio), promovendo sempre a interação entre estudantes de diferentes áreas de estudos, com ambiente descontraído e saudável.

StartMeUp

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os pormenores são fatores de diferenciação: o currículo é o cartão de visita e a entrevista o remate final. Para melhor conciliar estas duas armas, o aperfeiçoamento das soft skills é sem dúvida a tática a adotar.

Neste seguimento, o StartMeUp surge num período antecedente ao Feup Engineering Days, com uma duração de 1 a 2 dias, que se foca em atividades relacionadas com esta temática (palestras, workshops de CVs e simulação de entrevistas de emprego).

Academic Games of Engineering

Após o sucesso das duas primeiras edições, o potencial deste evento é inegável. O AGE é uma competição feita de estudantes para estudantes em que o principal objetivo é apresentar uma proposta que visa solucionar um desafio real proposto por uma empresa numa determinada área de indústria.

O carácter abrangente deste evento promove o aprofundamento dos conhecimentos técnico dos estudantes, dando-lhes o input de situações reais do mercado de trabalho, mantendo o foco na pluralidade e versatilidade que é o mundo empresarial.

Este evento terá a duração de 2 a 3 semanas e centrar-se-á na resolução de 1 desafio apresentado por 1 empresa. Este será realizado com uma frequência semestral, estando a segunda edição dependente do sucesso da primeira.