Pedagogia e Empreendedorismo


Inês Cardoso

Líder

Leonor Silva

Líder

O Departamento de Pedagogia e Empreendedorismo tem como principal objetivo dotar os estudantes de competências essenciais visando a sua preparação para o mercado de trabalho. Com a transição dos mestrados integrados para dois ciclos de estudo independentes, é essencial dar reconhecimento a eventos como as feiras de empregabilidade ou competições técnicas, acreditando estes eventos e valorizando a excelência e qualidade dos mesmos.

Este departamento propõe-se a oferecer competições e projetos que permitam desenvolver as competências e capacidades dos estudantes, ligando-os ao tecido empresarial e aos centros de investigação.

A nível de competências, pretende-se que estas atividades permitam a resolução de problemas envolvendo o espírito crítico, resiliência, gestão de conflitos, gestão de equipas e obtenção de soluções inovadoras.

Email [email protected]

FEUP Talks

Relatar e discutir temas de interesse comum com o objetivo de sensibilizar os estudantes para questões/problemas atuais da nossa sociedade, através de várias sessões que exploram essas temáticas; Divulgações de projetos de investigação na FEUP.

Visitas a empresas/ Centros de investigação

Tem o objetivo de expor e desmitificar o que um engenheiro de determinada área faz num dia/manhã/tarde numa empresa específica, e dar a conhecer as diversas carreiras profissionais em cada curso de Engenharia. Tem como objetivo secundário ajudar, eventualmente, na escolha da especialização dos mestrados.

Competições/Casos de Estudo - Parceria com outras Associações

Este tipo de eventos tem como objetivo preparar os estudantes para casos concretos e reais, assim como contactar com estudantes de outras áreas de estudo. A multidisciplinaridade aliada ao contacto em grupo pode promover o talento e criar soluções inovadoras. Pequenos casos de estudo com durações mais curtas (1 dia / 2 dias). Ex: Pharma Start&Solve

FEUP Engineering Days (FED)

Tem como objetivo aproximar os estudantes do meio empresarial, contribuindo tanto para o seu desenvolvimento e crescimento pessoal como profissional através de:

  • Semana de preparação do FED (ex: Start Me Up) - Workshops de Soft e Hard Skills (Projetos inovadores);
  • Semana do FED - Feira (incluir dia dedicado a Pequenas e Médias Empresas - PME’s e Startups), Flash interviews e Sessões de Pitch.

AGE: Academic Games of Engineering

Evento mais focado na vertente prática (ex.: casos de estudo) que envolva empresas como mentores, moderadores, júri, etc… Os vencedores terão direito a um prémio. O maior problema reside no facto de o contacto prévio com as empresas ficar muito limitado, nomeadamente devido ao encerramento no mês de agosto. Assim, talvez possa vir a ser necessário dividir o evento em várias sessões/fases, permitindo a existência de uma calendarização mais flexível e um período de contacto e negociação com empresas mais alargado. A desvantagem reside na imprevisibilidade de datas e empresas participantes.

Workshops

O objetivo é continuar a oferecer aos estudantes um leque de ferramentas que os prepare quer a nível de hard skills para o futuro, como engenheiros. Entre formações técnicas e outras mais transversais, o objetivo é dar a oportunidade aos estudantes de aplicarem a “teoria na prática” e experienciarem o que o futuro lhes reserva. Pretende-se adquirir temas originais e diferentes dos já foram feitos.

Nota: Todas as atividades presenciais serão adaptadas de acordo com as regras vigentes das autoridades de saúde. Caso as mesmas não possam decorrer presencialmente, passarão a funcionar em regime online.