Empreendedorismo


João Barros

Líder

Francisca Paupério

Líder

O departamento do empreendedorismo tem como objetivo o crescimento pessoal dos estudantes da FEUP conseguido através de um conjunto de atividades de caráter formativo. O objetivo deste crescimento é a preparação para a vida profissional futura. Para tal, serão desenvolvidas atividades de aprendizagem tanto de soft-skills como de hard-skills, assim como oportunidades de vislumbrar novos e diversos aspetos do mundo profissional.

Email [email protected]

Fim-de-semana formativo AEFEUP

Com o objetivo de formar dirigentes associativos mais completos, o Fimde-semana Formativo AEFEUP vem educar os membros do associativismo. Neste evento decorrerão sessões tanto informativas como participativas acerca do Associativismo Juvenil como movimento, dos problemas que o Ensino Superior português enfrenta e da história da AEFEUP. Além disto, criará também oportunidades de convívio e aprendizagem conjunta em atividades de teambuilding de foro sociopolítico.

Jantar Empresarial

Com o grande objetivo de favorecer uma relação descontraída e informal entre os estudantes e as empresas, o jantar empresarial é um dos eventos preferidos por parte destas. Para o jantar serão contactadas diversas empresas que terão a possibilidade de selecionar os estudantes inscritos pelo seu currículo. Deste modo, os estudantes terão uma excelente oportunidade para conhecer de perto as suas empresas preferidas e a realidade que é o mundo empresarial, tirar qualquer dúvida que tenham e aumentar a perceção de que o ambiente empresarial não é assim tão distante do estudantil.

Academic Games of Engineering

Após uma primeira edição realizada com sucesso, acreditamos que há fortes motivos para continuar a realizar esta atividade na perspetiva da melhoria contínua. Assim sendo, mantendo o formato do ano anterior, em que várias equipas de estudantes de cada curso competem para solucionar uma questão apresentada por uma empresa da sua área, queremos desafiar os estudantes a desenvolverem as suas hard-skills. Esta atividade decorrerá ao longo de dois meses de forma a permitir um grande envolvimento entre as equipas e a empresa correspondente, uma vez que a mesma dará formação adequada aos alunos da FEUP. Com base no regulamento, no final do prazo, todas as equipas serão avaliadas numa apresentação das soluções desenvolvidas. Temos, assim, como objetivo, promover o trabalho de equipa e o contacto com problemas reais de trabalho.

Atividades com Empresas

Sendo a relação empresarial um dos nossos maiores focos, iremos proporcionar aos estudantes um enorme contacto com as empresas através de inúmeras atividades. Desde workshops a visitas às empresas, o grande objetivo é conhecer o terreno empresarial. Nos workshops, esta aproximação às empresas é muito benéfica na medida em que os temas escolhidos e os oradores que os vão lecionar têm a experiência de campo necessária a transmitir expectativas e cenários realistas aos estudantes. Sendo o espaço em que se trabalha sempre um fator importante no ambiente profissional e na satisfação pessoal, as visitas a empresas permitem, aos estudantes, conhecer a realidade portuguesa num espectro de empresas, de micro a macro e das mais variadas áreas. Com estas atividades, o nosso objetivo é ajudar os estudantes a encontrar, delinear e criar o seu próprio percurso profissional.