Ação Social


Bianca Alves

Líder

Francisca Baía

Líder

O departamento de Ação Social da AEFEUP tem como objetivo a organização de eventos de solidariedade social e voluntariado e a inclusão dos estudantes da nossa faculdade na sociedade que nos rodeia, para além do papel de defesa dos interesses dos estudantes e de apoio que se estende a toda a AEFEUP. Assim, para além da componente de índole académica garantida pela FEUP, os estudantes podem desenvolver-se em áreas de cariz sociocultural, contribuindo para uma educação integral.

Email [email protected]

Parcerias

Visando facilitar a promoção e organização dos eventos, pretende-se realizar parcerias e estabelecer a cooperação com instituições que estão envolvidas nos mais diversos âmbitos da solidariedade. Sendo assim, as principais finalidades têm em vista atingir uma gama maior de beneficiados, expandir o alcance das ações sociais e também iniciar programas de apadrinhamento.

Consciencialização

Com o objetivo de divulgar informações aos estudantes acerca dos problemas humanitários, económicos e ambientais, tenciona-se estruturar sessões de debate, palestras, workshops e outras atividades em geral abertas a todos os estudantes. Para além disso, pretende-se dar relevância a dias com um marco importante que celebram assuntos de cariz social.

Voluntariado

Para difundir o espírito cívico e solidário, o departamento estará comprometido em organizar e divulgar atividades voluntárias promovidas tanto pela AEFEUP quanto por outras instituições.

A intenção é que os estudantes da FEUP possam participar ativamente no desenvolvimento da sociedade ao contribuir para atenuar os problemas sociais, e principalmente para incentivar um trabalho conjunto que visa um ciclo de cooperação.

Campanhas

Define-se campanha como um conjunto de esforços para atingir um determinado fim. É partindo desta premissa que se pretende realizar campanhas de diversos propósitos, mobilizando esforços para que todas as metas sejam conquistadas.

Posto isto, serão realizadas novas campanhas de recolhas, de modo a abranger mais instituições carenciadas e também eventos de arrecadação de fundos como jantares solidários, festas e outros.

Além disso, continuarão a fazer parte do cronograma a “Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea” e o “Workshop de Primeiros Socorros”, devido a importância da doação de sangue e da capacidade de estar preparado para situações de emergência. Ambos são realizados na FEUP e na AEFEUP, o que viabiliza o acesso dos participantes a tais atividades.

Apoio aos estudantes

De forma a melhorar a vida académica dos estudantes, no que diz respeito a questões sociais e que satisfaçam suas necessidades e interesses, prevê-se a expansão dos projetos de apoio já existentes e também a criação de ações que igualmente objetivam o bem-estar estudantil.

De entre elas, destacam-se a orientação aos estudantes acerca de alojamentos no que diz respeito ao custo e proximidade da FEUP, maior envolvimento com os candidatos a bolsas e o acompanhamento de seu percurso. Também estará previsto a realização de eventos de integração que incluam os novos estudantes nacionais e estrangeiros e a melhoria da zona de micro-ondas.